quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TEXTO INFORMATIVO JARDIM BOTÂNICO - CURITIBA - PR 2/5


    
 
    
           O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter (uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense)[1] e é um dos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro de Paraná. Localiza-se no bairro Jardim Botânico. Em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi.[2]

           Inaugurado em 5 de outubro de 1991, o jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
O projeto é do arquiteto Abrão Assad, que também planejou o Museu Botânico, com auditório, centro de pesquisas, espaço para biblioteca especializada e sala de exposições temporárias e permanentes. Atualmente o Museu Botânico de Curitiba tem o quarto maior herbário do país[3] e no parque funciona um centro de pesquisa da flora do Paraná e do Brasil.[1].
Atrás dessa estufa está situado o Espaço Cultural Frans Krajberg, com a exposição permanente "A Revolta", de obras do artista polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg. O nome "A Revolta" expressa o sentimento do artista com relação à destruição sem limites provocada pelo homem nas florestas brasileiras. Nessa galeria estão expostas 110 obras de grande porte, todas elas feitas a partir de restos de árvores queimadas ou derrubadas de forma ilegal. Há também exposição de fotos tiradas pelo próprio escultor, venda de livros relacionados ao artista e a possibilidade de visitas monitoradas. A principal finalidade do espaço é, de acordo com Krajcberg, a conscientização ambiental.
          Todo o Jardim Botânico possui uma área total de 278 mil metros quadrados, incluindo o bosque com mata atlântica preservada. Localiza-se na rua Ostoja Roguski (Primeira Perimetral dos Bairros) - Bairro Jardim Botânico
Liberdade é uma possibilidade de ser melhor, enquanto que escravidão é a certeza de ser pior. A liberdade é a única riqueza, porque do resto somos ao mesmo tempo amos e escravos. Só peço para ser livre. As borboletas são livres.
BLOG Atualizado
Facebook | Orkut || Twitter
Fiz um twitter do blog, segue lá # Twitter


ATIVIDADES

1- Produza um texto relacionado ao que você leu sobre o Jardim Botânico. Tomando como idéia o que nós poderíamos fazer para ajudar na conservação da nossa natureza. Ou escolha outro lugar aqui de Ponta Grossa como: Capão da onça, Buraco do Padre, Furnas, etc... incentivando a população a criar ideias para ajudar na conservação destes lugares.


2 – CAÇA-PALAVRAS:-

B
A
B
R
A
O
A
S
S
A
D
C
D
E
F
G
H
F
M
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
R
A
V
X
Y
Z
X
C
A
B
C
D
E
F
J
A
R
D
I
M
B
O
T
A
N
I
C
O
G
H
I
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
C
A
C
U
R
I
T
I
B
A
X
Y
Z
A
B
I
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
S
Q
R
E
S
T
U
F
A
S
T
U
X
V
B
C
E
F
R
Y
F
E
R
R
O
I
J
M
C
Z
A
D
E
R
S
V
K
V
I
D
R
O
P


a) Nome de um doS principais pontos turístico de Curitiba, considerado o maior herbário do país? _________________________.
b) Seu nome homenageia uma urbanista considerada uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense. ____________________.
c)  O parque contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e possui também uma __________________________, a principal delas inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
d) Nome do Arquiteto que projetou o parque? ______________________________________.
e) Cidade paranaense que possui um parque ecológico com área total de 278 mil metros quadrados, incluindo um bosque com mata atlântica preservada? _______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário